CLARO BLOQUEIA APLICATIVOS NATIVOS DO ANDROID

Por: tecnoblog

Algo muito estranho vem acontecendo no tablet Samsung Galaxy Tab que a Claro vende com tanto gosto e carinho em suas lojas. O consumidor vai lá, escolhe o produto tendo em vista as vantagens do sistema Android, ou então pelo preço que a operadora anuncia mesmo. Quando chega em casa, descobre que não dá para instalar aplicativos desenvolvidos pelo próprio Google. Muito esquisito.

Há diversos relatos desse assunto na internet. Bia Kunze, especialista em dispositivos móveis e colunista do Tecnoblog, chegou a escrever no site dela sobre os “Android capados da Claro” em março de 2011. A situação parece não ter mudado muito de lá para cá.
Eu fiz o teste. Peguei um Galaxy Tab recentemente comprado em uma loja da Claro no Rio de Janeiro. Vem com diversos aplicativos da operadora, inclusive um cliente de email diferente do habitual. Ao buscar pelo tradicional Gmail no Android Market do aparelho percebi que o aplicativo não aparecia listado. Motivo para investigar um tanto mais.
A segunda opção foi recorrer ao Android Market baseado na web. Ali sim o Gmail aparece como opção de download — naquele esquema de mandar fazer a instalação remotamente. Entretanto, ao clicar no botão de instalar o Market listava diversos dispositivos Androids que eu uso ou usei. O Galaxy Tab estava entre eles sem a possibilidade de instalar. Ao lado do nome do dispositivo aparecia claramente que ele estava atrelado à Claro.
O único jeito de instalar o Gmail é baixando o pacote de instalação por fontes terceiras. O que é bem difícil, ainda mais quando estamos falando de tablet. Encontra-se facilmente a versão do Gmail para smartphones, mas o mesmo não vale para o Galaxy Tab e qualquer outro aparelho similar.
Por fim, o usuário fica com um cliente de email fornecido pela própria empresa. Um aplicativo que não funciona como deveria. Por exemplo, ele não redireciona corretamente mensagens de newsletter e de propaganda, que são parte do que os usuários recebem diariamente na caixa de entrada. E outra: para quem gosta do Gmail é natural tentar instala-lo. Nem a Claro nem a Samsung são obrigadas a inserir os aplicativos do gigante da web em seus produtos, mas também não deveriam bloquear.

A Claro forneceu a seguinte resposta depois de ser questionada pelo Tecnoblog sobre o motivo pelo qual remove aplicativos do Android:
As evidências mostram o contrário e os diversos artigos publicados em blogs e fóruns da internet idem.
Também responderam sobre o porquê de bloquear a instalação de aplicativos:

O Tecnoblog também entrou em contato com a Samsung. A fabricante diz que “segue a política de customização da América Móvil (dona da Claro)  para os aparelhos voltados para essa operadora”. Não responderam quando questionados sobre os termos da política de customização.
Não havia nenhum porta-voz do Google do Brasil imediatamente disponível para comentar o assunto.

Fonte: tecnoblog




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS