AFINAL O QUE É O ANDROID? UM POST SIMPLIFICADO PARA VOCÊ QUE NÃO CONHECE E NÃO SABE SOBRE O ROBOZINHO VERDE DA GOOGLE

Fonte Google Imagens
Nos últimos anos principalmente no de 2011 para cá têm-se ouvido e visto falar de Android, Gingerbread, Ice Cream, e etc... Acontece que ainda há muita gente que não sabe do que se trata isso, e então nós vamos tentar resumir para você que não entende nada desses nomes e termos ficar sabendo e assim não ficar mais perdido.
Todo mundo conhece a Google, ou no mínimo sabe o que se trata quando se fala. A Gingante da Internet, como o site de buscas mais utilizado do mundo, resolveu  investir em uma área que até então era só explorada por empresas já de longa data, como por exemplo Nokia e Samsung. 
Mas a área de telefonia tinha recebido uma inovação fantástica, pois a empresa Apple também investiu na área e inovou ao lançar o Iphone em 2007.
A Google por sua vez em julho de 2005 adquiriu a ANDROID.INC,  uma pequena empresa da Califórnia, USA.  E as especulações de que ela estaria entrando no mercado de dispositivos moveis surgiram em dezembro de 2006, com relatos que ela estaria planejando seu próprio celular. O projeto, chamado Android, acabou por não ser um telefone, mas um sistema operacional para dispositivos móveis. 


E o primeiro telefone lançado foi o HTC Dream ou G1(imagem acima) lançado dia 22 de outubro de 2008 e vinha com a versão 1.5 do Android chamada Cupcake. A partir dai a Google iria nomear as versões do sistema com nome de doces, como acontece até hoje.
Mas, por quê doces? Essa resposta ninguém sabe ao certo, inicialmente o Google chegou a colocar nas versões que nem chegaram a ser publicadas para o público, nomes de robôs famosos como, Astro, do Astro Boy, e Bender, do também desenho Futurama, nas versões anteriores a 1.5, as quais nunca foram lançadas. 
Mas porque não continuar com a ideia? Pois esses nomes têm direitos autorais e sendo assim a Google teria que pagar direitos para cada nome, assim a Fox receberia dinheiro pelos direitos de Futurama. Dai se prosseguiu com a ideia dos doces que se segue até hoje e que foram lançados com os seguintes nomes e ilustração;

1.5 CUPCAKE

1.6 DONUT (rosquinha)
setembro de 2009

2.1 ECLAIR (bomba de chocolate)
janeiro de 2010


2.2 FROYO (Sorvete de iogurte)
Maio de 2010

2.3-2.4 GINGERBREAD (biscoito de gengibre)
dezembro de 2010

3.0-3.2 HONEYCOMB (favo de mel)
lançada especialmente para tablets em janeiro de 2011


4.0 ICE CREAM SANDWICH (sanduíche de sorvete)
lançada em outubro de 2011 para unificar tablets e smartphones

E em janeiro de 2010 a Google lançou um telefone sob o seu próprio nome  chamado de Nexus One, e que foi fabricado pela HTC com a versão 2.1 do Android.


Na sequência foi lançado o Nexus S, em 06 de dezembro de 2010 e fabricado em parceria com a Samsung a qual também fabricou o seu sucessor Galaxy Nexus, lançado em novembro de 2011 estreando a nova versão do Android, a 4.0

Nexus s


Galaxy Nexus

 E assim como as versões no seu computador, o Android passou por muitas mudanças, mas que principalmente foram mais significativas na última versão justamente por ser a versão que unifica tablets e smartphones, pois antes era um sistema para cada segmento e isso não era legal. Com essa unificação, os desenvolvedores não precisam se preocupar se o sistema vai rodar ou não, pois ele é o mesmo para ambos os aparelhos.


E como o Android é baseado em Linux, a Google disponibilizou o Android como código aberto desde 21 de outro de 2008 sob a licença  Apache.
A Google fornece ainda um Kit de desenvolvimento chamado SDK de software para que desenvolvedores possam criar aplicativos para serem executados no Android.

Com isso criou-se também uma loja para os aplicativos e games do sistema operacional da Gigante da Internet, sob o nome Android Market, que teve suas atividades inciadas em outubro de 2008 e em março de 2012 foi renomeada e unificou-se ao outros serviços oferecidos por ela, entre eles Google Music.


 Com essa loja, agora chamada Play Store, pode-se ter aplicativos de diversos tipos, desde fotografia, música, entretenimento, informação, games, livros, uma imensidade que não tem fim e que só aumenta. São mais de 450.000 aplicativos disponíveis para download, pagos e gratuitos.  


E com esse universo novo no mundo da telefonia ainda surgiram muitos outros termos e expressões, como o root, que é uma espécie de desbloqueio por assim se dizer, rom ou stock rom, CyanogenMod, Miui, entre muitos outros que iremos postar ao poucos para você que não conhece, começar a entender.
A verdade é que o smartphone não difere muito do seu computador, ele tem memória, ram, sistema, aplicativos, todo o básico do computador só que em modo portátil, por isso é fácil entender porque um celular custa R$2,000 e outro R$600, pois é como comparar um computador simples e um super potente para jogos, pois é a configuração que o torna caro, e, assim como computador, a marca também influencia no preço. 
Temos inúmeros modelos surgindo com tamanhos variados, e de diferentes fabricantes, já conhecidas nossas, como Motorola, Samsung, LG, Sony, com exceção da Nokia que preferiu não aderir, uma pena pois o Android só vem crescendo e tomando o mundo e isso só nos beneficia com mais alternativas de opções de aparelhos, apps, configurações e etc..

Então finalizando com suas características marcantes:

  • É gratuito;
  • Seu código é aberto;
  • Não está preso a um hardware especifico(ou seja a um único aparelho);
  • O seu kernel é o Linux. Numa versão personalizada e voltada para dispositivos móveis;
  • Possui uma quantidade imensa de aplicativos, tanto gratuitos como pagos;
  • Sua comunidade de usuários, desenvolvedores e fãs é imensa e cresce cada vez mais;
  • há inúmeros desenvolvedores trabalhando em versões personalizadas do sistema.


Se você gostou do texto, tem alguma dica, crítica ou conselho, nos avise: Deixe um comentário, uma sugestão ou simplesmente nos diga a sua opinião sobre o resumo da matéria.
 E para saber e poder acompanhar esta matéria e outras siga-nos no Twitter, ou no Google+ ou curta nossa página agora no Facebook. Até o próximo post! 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS