A HISTORIA VISUAL DO ANDROID

Imagem remanipulada pelo blog
via:theverge


Desde 2008 no mercado, o Android passou por muitas mudanças e transformações. Confira agora quais foram essas mudanças!


O sistema da Gigante da Internet, o Google, evoluiu muito nos últimos três anos e de uma forma incrível, só para fins de comparação, são oito grandes lançamentos em três anos, isso mesmo, oito! Colocando isso em perspectiva, há apenas dez grandes versões (dependendo de como você contar) do Windows em mais de 25 anos de mercado. Com isso fica claro constatar que nenhuma tecnologia de consumo na história evoluiu tão rapidamente como o Smartphone, e o Android tem estado no centro dessa evolução.


Com o lançamento do Android 4.0 - Ice Cream Sandwich no Galaxy Nexus, queríamos dar uma olhada lá para trás e ver como ao longo desses anos, Andy Rubin ergueu essa industria titan que é hoje. O que mudou? O que (as vezes teimosamente) permaneceu o mesmo?

ONDE TUDO COMEÇOU
A era Android começou oficialmente em 22 de outubro de 2008 com o lançamento do G1 da T-Mobile no Estados Unidos. Mas a história de verdade começou em 2003, quando Andy Rubin fundou a Android Inc., comprada pela Google em 2005, mas só foi chegar no mercado em 2008 justamente com o G1.
 Muitos recursos que não poderíamos viver sem hoje, estavam ausentes - teclado digital, capacidade multitoque, e aplicativos pagos são exemplos. Mas   a base estava pronta e daí para frente era só ajustar e inovar.


A janela de notificação suspensa, que é uma característica do Android até hoje e que influenciou a Apple no IOS5, surgiu inovando. O segredo estava ali, na status bar única do G1, que poderia ser arrastada para baixo para mostrar todas as notificações em uma lista: SMS, mensagens de voz, alarmes e assim por diante.
Profunda e ampla integração com o Gmail. Quando o G1 foi lançado, o Gmail há muito tempo já apoiava POP e IMAP para integração com clientes de Email, mas o problema era que nenhum desses protocolos eram bem adaptados para suportar tais características do Gmail. O Android 1.0 foi consagrado em grande estilo como a melhor experiência móvel do Gmail no mercado.

Android Market. É difícil imaginar um smartphone sem uma loja de aplicativos, mas quando o Android foi lançado, a loja foi feita logo no início da revolução dos app móveis. Na verdade, o Android Market nesses primeiros G1s tinha pouca semelhança com o Android Market de hoje: Foi lançado apenas com um punhado de aplicativos (como seria de esperar de um ecossistema inteiramente novo), na verdade ela era bem diferente do que é agora, não tinha inúmeras funções que se tem agora, tinha apenas uma unica linha de aplicativos escolhidos a dedo no topo da tela e o mais importante: não tinha sistema de pagamento, que só iria ser implantado no ano seguinte.

ANDROID 1.1
A primeira atualização para a plataforma veio em fevereiro de 2009, pouco mais de três meses após o lançamento. A versão 1.1 não foi uma revolução  que corrigiu uma lista bastante extensa de bugs, mas ele validou a capacidade do Android para atualizações diretas pelo telefone, a conhecida OTA (over-the-air) o que facilitava muito para o usuário, e que na época nenhuma outra grande empresa de smartphone estava fazendo.

A SOBREMESA É SERVIDA: 1.5 CUPCAKE

Em retrospecto, é incrível como a Google lançou o Android sem qualquer tipo de teclado virtual.
O Android 1.5, mais conhecido como Cupcake, marcou muito, não apenas pela atualizações fantásticas e calorosas para manter a plataforma competitiva, foi também por ser a primeira versão a adotar nome de "doces" que se segue até hoje.
De muitas maneiras o Cupcake foi refinado, mas algumas dessas mudanças eram quase imperceptíveis se você não estava olhando para elas, como por exemplo o Widget de pesquisa Google que ganhou um toque de transparência na versão 1.5.
A maioria de usuários G1 nem devem ter notado as mudanças na época, que foi uma lista extensa, mas só no dia dia se conseguia perceber.
Teclado na tela. Incrível pensar que o Google lançou um celular sem teclado digital, mas foi o que eles fizeram, por isso a explicação do teclado QWERTY em modo paisagem no G1. Somente depois, com a chegada do HTC Magic que iriamos ver o teclado digital.
Em conjunto com o suporte de teclado, o Google deu um passo importante, ele deu as ferramentas necessárias para desenvolvedores de terceiros criarem seus próprios teclados de substituição.
Widgets extensíveis. Embora o Android 1.1 tinha widgets, todo o seu potencial não tinha sido explorado pois o Google ainda não tinha exposto o SDK para desenvolvedores. Os widgets que você tinha eram muito poucos, isso mudou na versão 1.5 e hoje muitos (senão a maioria) das aplicações de terceiros possuem tal recurso. E que é um grande negócio para o Android que continua a desfrutar desta função que torna dua tela inicial a mais flexível e extensível tela inicial de qualquer plataforma móvel, e que teve sua origem no Cupcake.

Ainda teve melhorias na area de transferência (copiar e colar), captura e reprodução de vídeo e muito mais.

ANDROID 1.6



Embora não fosse uma grande atualização, a versão 1.6 fez um pequeno ajuste de melhorias visuais em toda a plataforma e adicionou um punhado de novas atualizações, mas principalmente suporte a CDMA, abrindo portas para companhias americanas e na Ásia.
Mas a grande mudança foi a independência de resolução, o suporte a múltiplas resoluções de tela, que hoje em dia, com esse avanço, vemos telefones com QVGA, HVGA, WVGA, FWVGA, QHD e resoluções de 720p.

A versão 1.6 também introduziu a noção de caixa de pesquisa rápida, um conceito mais conhecido como busca universal, ainda se teve a estréia da nova market agora com aplicações pagas e gratuitas, a câmera ganhou uma nova interface e integração coma galeria além de atraso no obturador. Mas as mudanças que foram abafadas na maioria dos casos pelas fabricantes.


2.0/2.1 ECLAIR



No inicio de novembro de 2009 - cerca de um ano depois do lançamento de G1, Android 2.0 é lançado sob os calcanhares do Donut. "Grande" seria a descrição mais apropriada, foi um grande lançamento, grande negócio e grandes promessas, e foi implementado em telefones grandes oferecidos por fabricantes. Éclair, como era conhecido, foi oferecido exclusivamente na Verizon rodando em ninguém menos que o Droid Motorola, o qual foi o telefone que iniciou uma das franquias mais bem sucedidas na história móvel.


Mas o que faz o Eclair ser tão importante? Ele representou a atualização mais importante que o Android já tinha visto desde sua estréia, tanto visualmente quanto arquitetonicamente. E o inédito display de 854x480 não tirou o mérito do Droid ser o aparelho Android mais poderoso que o mundo tinha visto naquele momento, mas as "porcas e parafusos" melhorados na plataforma teve grande papel significativo para o sucesso.
Suporte a múltiplas contas. Pela primeira vez, as contas múltiplas do Google poderiam ser adicionadas ao mesmo dispositivo, trabalho separado e contas pessoais, por exemplo.
Google Maps. Esse foi, e continua a ser um marco no mercado até hoje, lançado em conjunto com o Android 2.0, incluiu muitas características que você gostaria de encontrar em típico carro de navegação de sistema, com visão prospectiva 3D, orientação por voz (incluindo nomes de ruas), e informações de trânsito. 
As primeiras versões tinham algumas falhas, ainda que feitas alternativas bastante atraentes - ele exigia acesso permanente à Internet, por exemplo, e não poderia armazenar em cache - mas o sistema tem vindo a diminuir a diferença desde então. E tem ficado ótimo.


Contato rápido. Assim como o Cupcake tinha adicionado status do contatos no Google Talk em toda a plataforma, Eclair acrescentou na barra de contato rápido, o que equivalia a uma barra de ferramentas pop-up que você pode usar para interagir com contatos em uma variedade de formas - texto, email, telefone, e assim por diante.


Melhorias no teclado virtual. Como o G1, o Droid foi lançado com uma disposição QWERTY físico completo, mas o Google ainda quis utilizá-lo como uma oportunidade para mostrar um teclado virtual. Embora o multitoque ainda não foi totalmente suportado por toda a plataforma - o Navegador de Mapas e aplicativos tanto carecia de pinch-to zoom, por exemplo - Eclair usou dados multitoque no teclado para detectar prensas secundárias ao digitar rapidamente, o que fazia uma grande diferença em precisão para digitadores rápidos.


Navegador renovado. Como mencionado anteriormente, o navegador de Eclair ainda não possui suporte para zoom multitoque. Android 2.0 que foi lançado em um dispositivo com uma tela espaçosa WVGA (para a época), era essencial que o aplicativo do navegador tivesse tarefa de exibir sites complexos. Para isso, o Google adicionou suporte HTML5, incluindo vídeo (embora apenas em modo de tela cheia). Esta foi também a primeira vez que o navegador do Android tinha uma barra de endereço próprio, que o Google havia projetado para imitar o Google Chrome, dobrando como uma barra de pesquisa. E para ajudar a aliviar a falta de multitouch, a nova versão acrescentou duplo toque zoom - uma alternativa conveniente para os botões de zoom in / zoom-out.




Live Wallpapers. Uma das mais incríveis características do Android, presente pela primeira vez no Android 2.1. O conceito é bastante simples: ao invés de uma imagem estática, o fundo da tela home é uma aplicação real que pode ser animada e ter alguma interação limitada com o usuário.


Speech-to-text. (fala-para-textoO Google vinha pressionando o poder de texto para fala (TTS), e agora estava indo em outra direção, os usuários podiam falar/ditar em seus telefones como uma alternativa ao teclado tradicional. Para facilitar isso, o Android 2.1 substituiu a tecla de vírgula no teclado com um microfone.


Nova tela de bloqueio. O Android 2.0 já tinha mesmo uma tela de bloqueio com a habilidade de deslizar para desbloquear e alterar o modo mudo do telefone, mas que foi ajustado uma segunda vez, no 2.1.
Embora não fosse uma revolução, o Android 2.1 marcou uma mudança estratégica para a Google.
Possivelmente preocupada com a tendência de seus parceiros em alterar significativamente a experiência "stock" do Android, ela optou por trabalhar com a HTC e lançar seu próprio dispositivo principal - um telefone que iria mostrar o Android puro, sem qualquer modificação.
Assim que o Nexus One nasceu, um dispositivo fino keyboardless sendo um dos primeiros com processadorde 1GHz Qualcomm Snapdragon no mercado e um display AMOLED avançado em resolução WVGA. Ele estava bem à frente de seu tempo, e desde então tem sido um dos mais bem conceituados telefones Android já produzidos.

2.2 FROYO



O Froyo foi lançado em meados de 2010 e a vantagem da investida no Nexus estava começando a ficar clara: O Nexus foi o primeiro a ser atualizado.
Desde o primeiro power-on, a tela inicial redesenhada é instantaneamente reconhecível: agora se tinha cinco painéis com um novo grupo de dedicados e atalhos translúcidos na parte inferior para o telefone, navegador web, e lançador de app. Além disso, os pontos de cada lado dos atalhos deu ao usuário uma indicação de qual painel estavam vendo atualmente.



O Froyo também incluiu um aplicativo Gallery completamente redesenhado, que apresentou efeitos 3D para a plataforma pela primeira vez: inclinando o telefone faria com que as imagens se inclinar na tela, por exemplo, e incluía uma variedade de alta qualidade e animação quando se desloca se entre os álbuns de imagens.

2.3 GINGERBREAD



Cerca de um ano e meio após o lançamento do Froyo no Nexus One, o Google voltou para mais uma rodada do programa Nexus para apoiar o lançamento do Android 2.3. Desta vez, ele havia escolhido a Samsung para produzir o Nexus S, um derivado da empresa que é um sucesso estrondoso da linha Galaxy S. Embora ele realmente não ser muito mais avançado do que o Nexus One é substituído, os dois telefones que se diferenciam, o Nexus S vem com uma tela levemente curva de vidro novo e brilhante, todo preto, e também foi abandonado o trackball que estava presente na versão anterior abaixo do visor. Com o Nexus S, parecia que o Google estava finalmente pronto para despedir à navegação de hardware da interface do usuário. Para Andy Rubin, a transição poderia ter sido uma decisão difícil a fazer: o trackball tinha sido sempre uma característica na linha de dispositivos, e ele trouxe-a para o G1.

Gingerbread foi, de muitas maneiras, uma versão relativamente menor - mas não foram "pequenas" alterações. Muitas coletivamente contribuiram para uma melhoria muito grande na plataforma. Widgets foram atualizados (incluindo o sempre presente relógio analógico), os elementos da tela principal, a interface do usuário ganhou um toque de verde, e a barra de status foi invertida, por isso tinha um fundo preto com texto branco. Esta mudança aparentemente trivial, na verdade teve um efeito muito grande sobre a aparência da plataforma - que imediatamente parecia mais limpa e moderna - mas, na realidade, o Google provavelmente fez isso principalmente para reduzir o consumo de bateria e os efeitos de burn-in em telas AMOLED.

Android 2.3 incluía uma boa mistura de novas funcionalidades, também:

Um teclado melhorado. A Google mais uma vez ajustou seu teclado stock para 2.3, e desta vez foi perceptível a olho nu - a concepção e a coloração das teclas mudou significativamente pela primeira vez desde a introdução do teclado em Cupcake. O Suporte multitouch também melhorou e o controle ficou mais preciso sobre colar e copiar. Antes de Gingerbread, o Android só oferecia a possibilidade de copiar o conteúdo de caixas de texto inteiras. O Gingerbread corrigiu isto adicionando palavra por palavra-destaque com o dedo-arrastáveis ​​nas âncoras em cada extremidade para facilitar o ajuste.

Gerenciamento de bateria foi melhorado e aprimorado, com suporte a multitarefa a vida da bateria nunca foi o forte mas no 2.3 isso foi contornado.
Um novo utilitário fornecido para visualizar graficamente o consumo da bateria ao longo do tempo e ver exatamente o que os aplicativos e funções do sistema estão gastando o máximo de energia 

Suporte para cameras frontais. Embora não seria até meados de 2010 que o Google Talk ganharia suporte de chat de vídeo móvel.

Outros novos recursos do Gingerbread foram voltados mais para os desenvolvedores que os usuários finais: O suporte NFC, por exemplo, que estava disponível no Nexus S por meio de uma antena especial incorporada na tampa da bateria.

O Google também usou o lançamento do Gingerbread como uma oportunidade para ganhar algum pé no mercado de jogos móveis, com isso desenvolvedores conseguiram fazer a criação de jogos com muitos gráficos 3D que a plataforma não tinha.


3.0 HONEYCOMB - FAVO DE MEL

Honeycomb foi, no mínimo, uma excentricidade - uma divergência no árduo caminho do Google em direção a dominância do segmento de smartphone. Na verdade, Honeycomb nao foi projetado para smartphones. Mas, o Google voltou para a Motorola - a empresa que havia trabalhado com Android 2.0 no Droid- exclusivamente, para produzir um dispositivo na mesma linha da série Nexus que iria mostrar "o Honeycomb stock" Android 3.0, uma variante do Android destinada exclusivamente para Tablets. Esse dispositivo se tornaria o Xoom.

Embora Honeycomb não tem visto força no mercado que o Google pretendia, provavelmente, buscando, nele uma reformulação fundamental da interface do Android, que seria mais para frente bem construída no Android 4.0.


Uma mudança de verde para azul. Verde é provavelmente e sempre será associado com Android. O logotipo do Android é verde, é claro, e o site do Google Android oficial está coberto de detalhes verdes. Mas no Honeycomb na plataforma real, em seu lugar, uma luz azul dessaturada foi usada para os indicadores de bateria e de sinal, o widget de relógio, e uma variedade de destaques e peças de acabamento em toda a interface.

Reestruturação da tela incial e posicionamento de widgets. Ao invés de escolher widgets da tela inicial a partir de uma lista, agora se pode escolher de uma vista com pré-visualização de como ele irá se encaixar em qualquer uma das 5 telas.



Em um tablet Honeycomb, não há necessidade de botões dedicados, botões físicos para Voltar, Home, Menu, e pesquisa como houve em telefones rodando 2.3 e abaixo - em vez disso, Voltar e Home tornaram-se botões virtuais que ocupam uma "barra de sistema" nova na parte inferior da tela. Porque eles são virtuais, o sistema operacional tem a flexibilidade necessária para mostrar, ocultar ou alterá-las quando faz sentido fazê-lo.

Melhorias na multitarefa. Um novo botão virtual Apps Recentes foi adicionado na parte inferior da tela, que produz uma lista de aplicativos usados ​​recentemente - e mais importante, faz a captura de tela para cada um, exibindo uma miniatura da aplicação recente. No Gingerbread e antes, vendo aplicativos usados ​​recentemente precisava se um pressionar longo da tecla Home - algo que os usuários raramente pensavam em fazer - e que eram apresentados apenas com o ícone de cada aplicativo não uma miniatura útil como no Honeycomb.
Adicionado suporte para widgets redimensionáveis ​​na tela usando âncoras que aparecem ao pressionar e segurar; uma variedade de aplicações haviam apoiado o redimensionamento Widget anteriormente, mas no Android 3.1 a funcionalidade ganhou essa possibilidade e melhorias.

4.0 ICE CREAM SANDWICH A MAIOR MUDANÇA NO ANDROID

E isso nos leva ao nosso atual estado das coisas, com o recente lançamento do Android 4.0 no Galaxy Nexus, um retorno ao programa Nexus - e uma segunda visita a Samsung, que tinha desde do ano passado, o Nexus S para o lançamento do Gingerbread. Ice Cream Sandwich é, sem dúvida, a maior mudança para o Android em telefones ainda - mas muitos de seus novos recursos e elementos de design tem seu início em Honeycomb, incluindo botões virtuais, a transição de verde para azul, apoio a Widgets melhorada, com multitarefa uma lista rolável de miniaturas, e "barras de ação" dentro de aplicações.




Usuários de longa data do Android estão bem familiarizados com Droid, a fonte design personalizada que tem sido usada desde 1.0. Ice Cream Sandwich substituiu com outra fonte sob medida - Roboto - está projetada para um melhor aproveitamento dos atuais monitores de alta resolução e deixar o sistema mais limpo e moderno.

E um dos traços distintivos (e mais antigo) do Android viu uma atualização completa na versão 4.0, também. A conhecida tela de notificação é ainda uma das melhores implementações disponíveis em uma plataforma móvel, mas ICS aperfeiçoou, fazendo notificações individuais removíveis, simplesmente deslizando-os para fora da tela. Em versões mais antigas, as únicas opções eram para limpar todos eles - nem sempre o comportamento desejado - ou reconhecer a notificação em causa, pressionando-o, o que geralmente lhe obrigava entrar na aplicação mesmo não desejando.


Google tem calmamente mexido no teclado virtual do Android em praticamente toda versão desde que foi lançado em Cupcake, e ICS não é exceção - na verdade, é como de um grande salto para a frente como Gingerbread era. O projeto físico e disposição das teclas é praticamente inalterada, mas a inteligência das correções sugere que as mudanças estão às mil maravilhas. Ao lado, a plataforma recebe uma aplicação atraente de verificação ortográfica e substituição - e não ao contrário iOS - com sublinhado vermelho nas palavras com erros ortográficos e possibilidade de ter palavras adicionando no dicionário. Pela primeira vez, a entrada de texto, suporte a área de transferência, e a qualidade do teclado suave dão a sensação de que eles estão tão bons quanto quaisquer outros no mercado.
E isso é só o começo:

Mais melhorias na tela inicial. Como havíamos mencionado, a tela inicial do ICS adota muitas das mudanças herdadas do Honeycomb, mas adiciona alguns truques novos, também. As pastas agora podem ser criadas simplesmente arrastando um ícone para cima de outro, momento em que eles aparecem como uma pilha tridimensional de ícones que se erguem de um círculo negro - um olhar agradável. A tela inicial também recebe uma "bandeja de favoritos," que reflete a funcionalidade Dock configurável visto em launchers de terceiros e alguns launchers de fabricantes ao longo dos últimos dois anos. Ao contrário de Froyo e Gingerbread que tinha o telefone e aplicativo de navegador permanentemente acoplado à parte inferior da tela, a bandeja de favoritos permite que o usuário decida que atalhos devem ficaram lá (os padrões são Telefone, Pessoas, Mensagens e Navegador, mas você pode ter tudo você quiser) inclusive ter pastas.

Android Beam. Suporte NFC foi fortemente elogiado com o lançamento de Gingerbread no Nexus S, mas além do lançamento limitado que o Google Wallet tem visto até agora, não houve muitos avanços práticos para a tecnologia. No ICS isso parece mudar com um novo recurso chamado Android Bean, que permite que dois aparelhos telefones consigam transferência de dados apenas por tocá-los juntos, seja uma foto ou uma página da internet.


Desbloqueio Facial. Além do padrão e senhas de bloqueios já suportados, o Android 4.0 adiciona um desbloqueio de face que usa a câmera do telefone frontal. É sem dúvida mais uma novidade incrível, apesar que pode ser burlada com uma imagem do indivíduo que possui o telefone. Mas para situações em que apenas pouca segurança é necessária, é uma opção interessante e inovadora.


A análise dos dados de uso. Assim como melhorar a visibilidade em Gingerbread o uso da bateria por aplicação, o Android 4.0 faz a mesma coisa para o uso de dados. Você pode ver o uso total discriminado por qualquer período de tempo que você deseja (e definir alertas para evitar a defasagem de dados), mas além disso, você pode conferir em uma base aplicativo por aplicativo e ver o que está gastando seus megabytes.

Novo calendário e aplicativos de e-mail. As experiências de e-mail do Gmail e tradicional no Android 4.0 foram extensivamente revisados com novo design mais nítidas e suporte para "ação bar" - funcionalidade trazidas de Honeycomb. O aplicativo de calendário tem uma visão unificada pela primeira vez, conveniente para aqueles que utilizam várias contas em seu dispositivo.



"Jellybean", talvez?
E o que vem por aí para Android? Google ainda não disse nada sobre novas funcionalidades ou elementos de design que poderíamos encontrar pós-Android 4.0, mas é lógico que os fabricantes irão centrar, ficando Ice Cream implantado em uma grande variedade de telefones e tablets, o velho e o novo também. Google I/O é um local que a empresa gosta de usar para falar sobre o futuro do Android, e nós certamente esperamos que o mesmo se mantenha novamente vir próximo. "Jellybean", talvez?

Pessoal esta matéria saiu no site The Verge em inglês então se a tradução e interpretação não ficaram legais, deixe um comentário, critica, sugestões, idéias, o blog agradece sua participação. E até o próximo post!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS