O QUE ESPERAR DO ANDROID JELLY BEAN (BASEANDO-SE NO ICE CREAM SANDWICH)

Rumores vêm ganhando destaque ultimamente, mal chegou o Ice Cream Sandwich e já se fala no sucessor "Jelly Bean".

 
Não faz nem um ano que foi lançado o Android 4.0 codinome Ice Cream Sandwich, que unificou tablets e Smartphones e reinventou a interface do Android dando uma cara mais moderna e padronizada. Mas afinal o que se pode esperar do Android "Jelly bean", já que não há nada concreto ainda? É por isso que fizemos esse comparativo e explicativo para quem não sabe quais foram as mudanças no Ice Cream Sandwich já ficar imaginando como que pode ser e torcer para que sejam melhores que estas presentes no ICS.
Nova interface, novos ícones, novos menus, nova forma de organizar aplicativos e widgets, gerenciamento de dados e energia, estes são só alguns exemplos.
Organização de app nas pastas está muito mais simples basta arrastar e soltar além de surgirem pequenas marcações onde se guia para onde ficara a pasta ou o ícone.

Além disso a Google fez um site orientando e estipulando regras de padronização para o Android a partir do 4.0, que inclusive pode ser vista aqui. Regras que orientam, por exemplo, como tem que ser determinados ícones ou menus.


O estilo de escrita, tanto no menus como nas janelas pop ups, assim como o design delas que se tornou mais simples e ocupa menos espaço na tela e é mais claro.

Indicador scroll aparece durante a rolagem para indicar que parte do conteúdo está em vista.
Ainda se tem a rolagem de índice, na qual surge uma loga lista alfabética por onde se pode navegar deslizando.
 A barra de notificações foi redesenhada e ganhou novas funcionalidades: agora não é mais necessário limpar todas as notificações se não desejar, basta deslizar para o lado a notificação que não quer mais ali na lista presente. Também o acesso as configurações do sistema ficou mais simples basta puxar a barra de notificação e tocar no ícone ao lado da data. Além de agora poder ser acessada na tela de bloqueio, isso é útil para para players de música onde não haverá mais a necessidade de desbloquear para pausar ou trocar de música. 
2.3 à esquerda e 4.0 á direita

 câmera pode ser acessada diretamente da tela de bloqueio, sem precisar desbloquear o telefone para ir até o aplicativo.

A interface gráfica do ICS mudou, o visual do sistema ficou mais moderno e simplificado. O Google disse que o Android 4.0 se propõe a ser mais parecido com revistas: títulos grandes e imagens de qualidade, deixando o usuário com uma sensação mais agradável.
Um bom exemplo disso é o aplicativo contatos, onde a imagens são grandes, ao contrário das versões anteriores do Android.

Os gestos no novo Android estão mais suaves e refinados. Por exemplo, a lista com os aplicativos rodando (no multitask) gira na vertical (para cima e para baixo, meio que lembrando o Alt+Tab baseado em Aero do Windows Vista e Windows 7). Ao tocar em uma miniatura de app e deslizar o dedo para a esquerda ou para a direita, o software é encerrado. Bem mais prático.


A fonte do novo Android foi reinventada, e agora chama-se Roboto. Deixando o sistema com uma cara mais moderna e futurista.

O sistema que ficou tão belo e que muitos se perguntaram "por que não foi assim desde o começo?" Vai além da mera junção de Gingerbread e Honeycomb: o Google tirou a inspiração de apps da antiga Market, da customização de fabricantes e até roms personalizadas, como a Cyanogen.
A Google preparou-se com o sistema, ficou de olhos bem abertos com o que acontecia ao redor, e com o que as concorrentes faziam.
As mudanças vão muito além, estão por todo o sistema; Navegador com leitura offiline, agora com até 16 abas e sincronização com o Google Chrome para PC, além do próprio Chrome para Android ter sido lançado para essa versão; widgets redimensionáveis (que vemos muito em launchers como o Go Launcher, por exemplo); A função de tirar Screenshots agora é nativa, coisa que os usuários desejavam muito; sistema de pastas invejável e simples; comando de voz para escrita; controle de dados.. Com as muitas mudanças e inovações que o sistema ganhou, é impossível não ver como o sistema se diferencia das versões anteriores. Até mesmo os botões físicos o sistema abandou, no caso do próprio Galaxy Nexus, os botões físicos do Android: voltar, home e menu agora estão na tela (digitalmente) e desaparecem da tela em determinadas situações como assistir a videos.




Navegador nativo com suporte até 16 abas e Sync com o Chrome desktop
Redimensionamento de widgets e Screenshot nativa
Controle de Dados
A galeria possui funções nativas para edição
Todos os app nativos receberam modificações visuais e funcionais incríveis, como os aplicativos Gmail, Galeria, Youtube e o aplicativo Contatos que agora se chama Pessoas e visivelmente têm inspiração no Windows Phone.


  
A câmera que também ficou super simples mas extremamente funcional e ágil como mencionado antes, onde se pode-se acessá-la mesmo estando com a tela bloqueada, e ainda conta com modo panorama, foto durante a filmagem, e videos em timelapse.




Realmente as mudanças são muitas e para melhores. Claro que para ter-se todo esse beneficio do Ice Cream puro só mesmo adquirindo o carro chefe do sistema, ou seja o Galaxy Nexus ou um Nexus S, que recebeu atualização para a versão 4.0, pois as atualizações das fabricantes, como todos nós sabemos, sempre modificam o sistema e a interface, por mais que a Google tenha acertado desta vez e estipulado regras se vê por ai do mesmo jeito Touchwiz, sense, entre outras interfaces que acabam modificando o sistema original.
Com base nisso, a expectativa só favorece que o sucessor seja incrível e melhor. Assim esperamos e que as fabricantes comecem a olhar mais para o Android como ele é e se importando menos em modificar e sim só em acrescentar.
Se você gostou do texto, tem criticas, sugestões, ou dúvidas, deixe um comentário, e lembre-se: estamos no Twitter, Facebook e Google+. Até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS