A PIRATARIA NO ANDROID É A GRANDE PREOCUPAÇÃO DOS DESENVOLVEDORES

Um dos problemas que mais vemos no Android, e o Blog aqui sempre alertou e foi contra: A Pirataria, e já abordamos o assunto aqui e aqui
Quem nunca baixou um aplicativo pago de forma informal, sem pagar pelo mesmo, que atire o seu Smartphone. Quem é quem nunca baixou algo pago, seja para qualquer fim ou tipo, no computador, no Smartphone ou game, apelando para o velho compartilhamento, ou seja abro uma página de pesquisa digito o que quero e vou a caça.

Todos nós um dia já fizemos isso ou ainda fazemos, por que não? Afinal estou baixando algo que alguém disponibilizou, algo que alguém está compartilhando, sendo assim não deveria ser visto com maus olhos, não é mesmo? E além disso pirataria é um assunto do qual todos nós já temos uma opinião formada.

O game Dead Trigger foi lançado a US$ 0,99, mas, recentemente, a produtora Madfinger Games decidiu disponibilizá-lo gratuitamente na Google Play. O motivo? A pirataria.
Apesar do jogo ser bem barato, a Madfinger Games alegou que a grande quantidade de downloads ilegais em dispositivos com Android motivou o corte no preço. A versão para iOS continua custando US$ 0,99, e ambas contam com conteúdo para ser comprado direto do app.
A Madfinger Games não é a primeira produtora a reclamar dos downloads ilegais de jogos em Android. Segundo o Guardian, pelo menos outras três empresas alegaram recentemente que seus apps sofriam com a pirataria.

A Sports Interactive, responsável por Football Manager Handheld, disse que a taxa de pirataria do app chegou a 9:1 (para cada jogo vendido legalmente, nove versões piratas eram baixadas). O FaceFighter Gold, da Appy Entertainment, chegou a um nível ainda mais preocupante: a taxa foi de 70:1, enquanto no iOS era de 3:1.


O Google parece começar a atender as exigências dos desenvolvedores para dar um jeito de barrar a pirataria em seu sistema. Segundo relatos, o Jelly Bean (o Android 4.1) terá um novo recurso de criptografia de apps.
Com a novidade, os aplicativos comprados pela loja Google Play terão um código específico que será armazenado nos dispositivos. Assim, ele não rodará em outro aparelho com Android que não tiver o mesmo código.
E além de isso preocupar os desenvolvedores a Pirataria no Android traz outro mal que é muito destacado na mídia internacional: As pragas virtuais.

"Android tem novo vírus, Android tem novo Malware, Android isso, Android aquilo..." ultimamente conforme o crescimento da plataforma e a expansão de sua popularidade, muito tem-se ouvido falar sobre vírus e seus derivados no sistema móvel da Google, o que para muitos é como aquela música "Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar..." pois é, mas existem, e se não for daquele tipo que rouba números de cartões de crédito, por exemplo, o seu dinheiro, é daquele que rouba informação, ou seja rouba a sua privacidade, ai depois é sua caixa de email cheia de anúncios, spam e por ai vai. Apesar de o Google ter declarado que a nova versão do Android, a 4.1 Jelly Bean ser muito segura, isso  não diminui os riscos e a propagação de vírus até porque a versão que está na maioria dos dispositivos é a 2.3 Gingerbread ainda.

Por isso pense bem, seja consciente, recompense o trabalho do desenvolvedor, por mais que queiramos que o Google facilite a forma d pagarmos por app, hoje em dia quase todos possuem cartão de crédito ou alguém que possa fazer esse intermédio, pois isso só prejudica a plataforma e  desmotiva muitos desenvolvedores que poderiam nos trazer aplicações e jogos fantásticos, isso sem falar na grande questão que é o consumo de conteúdo da loja completa do Google, isso inclui a Google Play Books, Movies, Magazines e Music que deve ficar com um olhar de receio em relação ao tamanho da pirataria aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS