FLASH PARA ANDROID MORRE AMANHÃ

Depois de anunciado já há algum tempo, amanhã oficialmente o Flash é encerrado para o Android.
Em novembro do ano passado, a Adobe fez uma surpreendente reviravolta em seu popular plugin Flash, anunciando que iria parar o desenvolvimento do Flash para dispositivos móveis. Amanhã, a Adobe irá desabilitar novas instalações do Flash no Android, efetivamente cortando-a do futuro da web móvel - a despeito de sua afirmação histórica da companhia que o Flash possa permitir a sua "experiência web completa" em dispositivos móveis. Em vez disso, a Adobe se rendeu os campos de batalha principais móveis e prometeu fidelidade ao HTML5.

ADOBE, 2007: COM O FLASH, "PASSAMOS UM MARCO IMPORTANTE EM TRAZER UMA EXPERIÊNCIA DE DESKTOP PARA O CELULAR E TRANSFORMANDO A INDÚSTRIA SEM FIO."
Adobe tinha grandes planos para o Flash móvel, mas a empresa encontrou uma parede considerável no início quando a Apple se recusou a aprová-lo. Apesar da pressão da empresa para obter o Flash em todas as plataformas com seu Open Screen Project, Steve Jobs nunca resolveu apoiar, o que ficou famoso sua luta contra o Flash em favor do HTML5.

Adobe realmente nunca teve uma chance com iOS, mas vacilou quando teve a chance - no Android. Apesar das tentativas de integração de marketing e Android, Adobe retirou do Android, fechando-a de cerca de 85 por cento do mercado móvel. E o último prego no caixão do Flash pode ser da Microsoft, que só planeja oferecer suporte a Flash limitado no Windows 8. Como um gerente de projeto da Adobe disse no ano passado, o Flash "não ia conseguir a ubiquidade mesmo no celular que ele tem na área de trabalho."

ADOBE, 2010: "A Adobe, Google, e os demais membros do Open Screen Project estão trabalhando juntos para CERTIFIQUE-SE a experiência web completa pode ser entregue no maior número possível de dispositivos."

ADOBE, 2011: HTML5 é a melhor solução "para criação e implantação de conteúdo no navegador ACROSS plataformas móveis.
A Adobe, é claro, não está desistindo por todos os meios: o roteiro da empresa inclui planos para se concentrar em jogos e vídeos "premium", e a empresa continuará a apoiar o Flash em computadores pessoais. Ainda assim, é difícil imaginar relevância permanente do Flash em um mundo que é cada vez mais móvel, e apoio da Adobe para HTML5 não augura nada de bom para o plugin: em uma web com o Flash cada vez menos, HTML5 irá em breve fornecer a "experiência web completa" para a maioria dos usuários. Mas hey - pelo menos o Flash ainda tem um admirador no mundo móvel, como o The Verge mostra nesta matéria da RIM que irá continuar desenvolvendo plugin flash para browser no PlayBook.


fonte: The Verge

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS