WIKIPEDIA VAI GANHAR NOVO VISUAL

O site da Wikipedia deve ganhar um novo visual nas próximas semanas.
O site da Wikipedia perde cada vez mais editores e colaboradores, segundo o editor-sênior de design da Wikimedia Foundation, Brandon Harris. O motivo? sintoma de um fraco design e software do site.

Nas palavras do próprio, as reformulações serão "um chute na cabeça" e pretendem melhorar a navegação e interação com a enciclopédia colaborativa. O objetivo segundo ele, é facilitar o trabalho dos contribuintes e, consequentemente, conquistar mais voluntários.
Com pretensão de deixar o site com ferramentas mais semelhantes às de uma rede social, Harris ressalta: "A Wikipedia não será o Facebook" o que certamente todos devem ter ficado aliviados, afinal seria muito ruim e certamente afastaria usuários. Segundo ele, os sistemas têm a única intenção de integrar os trabalhos, incrementar. Por exemplo: quando um artigo necessitar de fontes sobre o nazismo, alguém que editou um texto da Segunda Guerra Mundial receberá esse aviso. Algo bem bacana e funcional não concordam?
novo visual de como deverá ficar
Para seu plano de melhoria, Harris comenta algumas das mudanças que estão sendo estudadas. Veja os principais projetos em andamento e discussão:
  • Agora: O objetivo é unificar as linguagens e sistemas de edição da Wikipedia, tentando criar um padrão.
  • Echo: Projeto para promover mais interações entre os contribuintes da enciclopédia. Pretende instalar sistema de notificações e mensagens em tempo real.
  • Flow: Tentará melhorar a comunicação entre os usuários, criando um sistema mais eficiente de respostas e conversas.
  • The Athena Skin: O possível design final da Wikipedia. O layout está sendo pensado em versões diferentes para desktops, tablets e smartphones.
  • Mobile: Mais discussões específicas sobre o design para sistemas móveis
Certamente estas mudanças na interface e incrementação de novas ferramentas serão bem vindas, e ajudarão os usuários colaboradores. Esperamos logo ver essas mudanças, nessa que é uma das grandes fontes de informação do mundo atual.

Comentários

Postagens mais visitadas