GOOGLE PARECE ESTAR TRABALHANDO EM FUNÇÃO SCANNER MALWARE PARA A PLAY STORE




Com a plataforma Android crescendo cada vez mais e o sistema ficando cada vez mais aperfeiçoado é de se cobrar mais por pequenas falhas e erros, e dentre eles os de vírus são os mais vistos. Assim com o objetivo tanto de evitar problemas futuros relacionados a softwares maliciosos, como de degradação da imagens frente a um sistema que possui brechas para vírus de diversas espécies, o Google parece estar trabalhando para mudar isso.

Recentemente a Google Play foi atualizada para a versão 3.9.16 como publicamos aqui, no qual traz algumas melhorias no entanto descobriu-se que há mais que isso à caminho. Segundo o site Android Police, o Google está trabalhando em uma ferramenta de verificação que deverá agir na segurança do aparelho.
A equipe do site descobriu, ao desmontar o app e revirar por indícios algo chamado "Check App" no código da nova atualização da Play Store a versão 3.9.16, que leva a crer que seja um tipo de scanner de malware para a plataforma Android. A partir deste código, pode-se dizer que o “Check App” é um recurso que traz funções como verificação de todos os aplicativos já instalados para certificar o usuário de que nenhum tipo de vírus está atuando sobre o sistema. 
Outra função está relacionada à verificação de novas instalações, caso estas estejam infectadas, componentes do scanner bloqueiam a instalação.
Imagens de um escudo e pontos de exclamação sobre um triângulo indicam, respectivamente, “tudo certo” e “atenção”.


Embora esta funcionalidade tenha sido encontrada dentro do código, ela não foi implementada como uma função de funcionamento ainda. Quando isso acontecer, o scanner de malware Google vai trabalhar lado a lado com o Bouncer (ferramente de proteção implementada pelo Google na Google Play), que irá fornecer aos usuários Android com outra camada de proteção para seus celulares e tablets.
É bom ver o Google ser pró-ativo na questão malware, e desenvolver o seu próprio scanner de malware, certamente soa como uma ótima ideia, afinal não são poucas as ferramentas que o Google cria e se tornam tão úteis às nossas necessidades.
Além disso trabalhar para mudar a imagem da plataforma é essencial, apesar que quase nunca vermos, nos últimos tempos a plataforma tem sido bastante vista em casos de malwares e aplicativos maliciosos, e isso "espanta" futuros usuários da plataforma bem como atuais.



fontes: Android PitBR, Android Police
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ATUALIZAÇÃO PARA WHATSAPP PARA ANDROID DISPONÍVEL NA GOOGLE PLAY

O QUE É AOSP, CYANOGENMOD E AOKP?

[ATUALIZADO] QUER VOLTAR PARA A ROM ORIGINAL? NÓS TEMOS A SOLUÇÃO!!!