MATIAS DUARTE RESPONDE A PERGUNTAS SOBRE A INTERFACE UNIFICADA E A AUSÊNCIA DE CARTÕES SD NOS DISPOSITIVOS NEXUS

Matias Duarte, o grande responsável por trás da interface e experiência do usuário Android, respondeu a algumas velhas perguntas via Google+ em torno da interface de usuário e a ausência dos slot SD nos Nexus.
Quando foi anunciado na segunda-feira os novos dispositivos Nexus com a nova versão do Android, o que chamou a atenção além das próprias novidades e aparelhos foi que a interface do tablet de 10 polegadas, o Nexus 10, não possuía a interface de visualização para tablets como a do Android 3.0 (Honeycomb), mas sim a mesma para Smartphones. 
Isso também aconteceu durante meses no Nexus 7, mas sendo que o Nexus 7 possui uma tela não muito diferente de um Smartphone, pois vemos os Phablets com 5 polegadas e a tradicional interface de Smart, no Nexus 7 a mudança pequena na tela foi entendida e não causou problemas.

Já na tela maior de 10 polegadas que causou o estranhamento de muita gente e críticas, Matias Duarte, diretor de interface e experiência de usuário do Android, teve de explicar o por que isso na nova interface para tablets.


Matias Duarte explica que a consistência e a facilidade de uso são as coisas mais importantes para a equipe do Android, e por isso agora no Android 4.2 (Jelly Bean) botões de navegação virtual e barra de notificação são consistentes para todos os tamanhos de tela e não se nota qualquer mudança repentina na interface quando você alternar para um dispositivo Android com tamanho de tela diferente.
Esta unificação foi feita após uma pesquisa de usabilidade, que concluiu que "seria melhor unificar os projetos para mostrar sempre os botões, barras, lançador de aplicativos e outros itens onde o usuário, independentemente do tamanho esperado ou a orientação da tela, terá notificações e configurações rápidas direitamente onde você espera que eles estejam, com apenas uma ação" algo que não aconteceu antes.


Duarte explicou também que a principal razão para utilizar este tipo de UI foi "a consistência e a facilidade de uso". Assim, um ajustamento é passado para todos os dispositivos que, apesar de ter telas de tamanhos diferentes:
"Consistência e usabilidade são muito importantes para nós e isso é algo que nos esforçamos para melhorar a cada nova versão do Android. Com a Honeycomb, nós primeiro introduzimos a ideia de uma interface de navegação completamente na tela, o que nos deu uma flexibilidade sem precedentes na forma como a IU se adapta e se transforma - tanto quando você liga o dispositivo em suas mãos, quanto nas mudanças de software e quando você necessita de controles diferentes. Agora, na Jelly Bean, fizemos os botões de software de navegação universais e barras do sistema consistentes para todos os tamanhos de tela."

A ausência de slot para cartão SD, um dos grande questionamento dos usuários.
Quem nunca se perguntou ao pensar em adquirir ou até mesmo só por curiosidade, por que os aparelhos Nexus não possuem slot SD? Por que tantos modelos, praticamente todos no mercado possuem e os que levam a marca Nexus não possuem? Sendo que muita gente acha isso o ponto decepcionante dos Nexus, e sendo assim Matias Duarte colocou a explicação a mostra: "é para evitar confusão".

"Se você está salvando fotos, vídeos ou música, para onde vai? É no seu celular? Ou no cartão? Deve haver uma configuração? Perguntar sempre? O que acontece com a experiência quando você trocar o cartão? É muito complicado.

Nós temos uma abordagem diferente. Seu Nexus tem uma quantidade fixa de espaço e seus aplicativos usam isso, sem que você tenha que se preocupar com arquivos ou volumes ou qualquer destas bobagens techy que ficaram da era paleolítica da computação.

Com um Nexus você sabe exatamente o quanto de armazenamento que possui livre e pode decidir qual é o tamanho certo para você. Isso é simples e bom para os usuários." 
No fim das contas isso não pareceu bem uma explicação pois não vemos usuários relatando por ai confusão gerada por causa do SD, e sim o contrário, se queixando que seu aparelho está ficando apertado em espaço e precisa de mais, assim quem possui um aparelho com slot SD, que são basicamente 99% dos aparelhos atuais, recorre a um cartão de capacidade maior, tornando o seu dispositivo muitas vezes com o dobro de memória original.
A justificativa que o "usuário fica confuso" é inconsistente com a realidade, e vemos muito mais pessoas desejando ver um Nexus com slot SD do que permanecer assim sem que surja um modelo com tal capacidade.

O que você acha, será que o Google, e o Matias Duarte neste aspecto está deixando a desejar e causando uma má impressão em relação com os desejos e expectativa dos usuários da plataforma e futuros compradores de aparelhos Nexus? Sinceramente achamos que o descrito por ele soa como desculpa seja lá por qual motivo não querer introduzir o slot do que razão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS