HOJE, 5 ANOS ATRÁS O ANDROID ERA ANUNCIADO. FELIZ ANIVERSÁRIO ANDROID

Exatamente hoje, 5 de novembro, há 5 anos atrás  o Google anunciou oficialmente o lançamento de um novo sistema operacional móvel, o Android.
Hoje é um dia importante no mundo do Android. Enquanto a maioria vai estar citando muitas noticias e assuntos referentes ao sistema, novos aparelhos e outras áreas da tecnologia, alguns vão estar comemorando o quinto aniversário do sistema móvel que vem crescendo e revolucionando o mundo, o Android. Neste dia, em 2007, o Android seria anunciado pela primeira vez pela Open Handset Alliance.
Então o Android foi anunciado, uma  sistema operacional móvel de código aberto que beneficiou literalmente todos. Proporcionar o código do Android para quem quisesse foi o que fez o sistema operacional em um favorito imediato para os desenvolvedores corporativos e freelance. Foi um movimento ousado e que poderia ter facilmente ter saído pela culatra.
Ele não saiu pela culatra, no entanto. Muito pelo contrário, de acordo com o pesquisas recentes, o Android atualmente controla 75% da fatia de mercado móvel no mundo. estando na versão 4.2, ele já foi batizado com o nome de vários doces e é o sistema operacional móvel mais ativado em todo o mundo. Fora isso,  é um dos sistemas que mais cresce e é o maior responsável pela  inclusão digital no mundo móvel de muita gente.

Espere um segundo, mas o Android não existia antes de 2007?

Sim, exisitia em partes. A empresa que originalmente idealizou o Android, chamado Android, Inc, foi, começou na verdade  em 2003. O Google comprou a Android Inc, em 2005, para ganhar o controle do Android. Dois anos mais tarde, seria oficialmente anunciado mas precisamente no dia 5 de novembro e um ano depois, o HTC G1 também conhecido como HTC Dream, seria liberado.
HTC Dream (G1)
Assim, o conceito do Android é um pouco mais velho. Todo mundo na Terra é, mais ou menos, nove meses mais velho do que são agora. No entanto, você não comemora o seu aniversário até que você  realmente tenha nascido não é mesmo? então antes do anúncio, o Android era um projeto incompleto, ainda no útero, por assim se dizer e em 5 de novembro de 2007, ele saiu para cumprimentar o mundo.
Na verdade, o que o Google fez de verdade naquele dia foi informar que a Open Handset Alliance, que era composta por um grupo de empresas de tecnologia (incluindo o recente dono do Android, o Google), estava apresentando a primeira versão beta do Android, que por sua vez, seria um sistema operacional móvel aberto, a ser utilizado por todo e qualquer fabricante que resolvesse apostar naquela iniciativa. Mas, na prática, é a mesma coisa que anunciar  que o Android nasceu para o mundo.
 Ele passou de dispositivos com 500MHz, processadores de núcleo único para Quad-cores de 1.5GHz. O HTC Dream foi lançado com o Android 1.5 Cupcake e agora temos o Jelly Bena 4.2, tem sido uma viagem longa e incrível. Entre o HTC Dream e o LG Nexus 4, o Android tem uma trajetória de produtos que são verdadeiros “best sellers” do mundo da tecnologia, que arrancaram o espaço de até então gingantes fo setor como Nokia e Blackberry. 
A empreitada do Google no mercado móvel alavancou muitas empresas que estavam estagnadas como a Motorola que não vinha apresentando algo inovador e a Samsung que foi a que mais se beneficiou sendo uma potência hoje em dia graças ao Android,  e a maior adversária da Apple no segmento, isso sem mencionar o crescimento de várias outras fabricantes graças o surgimento da plataforma.
Bom depois de todo esse tempo, com o amadurecimento do sistema, o surgimento de novidades e de novas fabricantes e tendências, o Android completa nesta segunda-feira dia 5 de novembro os se 5 anos de vida, que apesar de a data ser um pouco controversa para alguns: como o anúncio de 5 de novembro foi interno e não afetou diretamente o consumidor, há quem diga que o nascimento deve ser mesmo contado a partir de 22 de outubro de 2008, quando a versão 1.0 da plataforma saiu comercialmente, embutida no HTC Dream. 
O sistema segue com fôlego total, inovando e acrescentando cada vez algo mágico, e certamente não irá perder o fôlego e o ritmo tão cedo, seu mercado continua se expandindo no domínio do smartphones, e agora o mercado de Tablets começa a dar sinal. 
Nexus 10 fabricado pela Samsung  abrindo caminho a variante de 10 polegadas da linha Nexus.
Bom com esse pequeno mas ao mesmo tempo longos 5 anos de vida o Android nos deixa ansiosos pelo que ainda está por vir, vimos muitas mudanças nos últimos 2 anos e o futuro da plataforma promete ainda mais. Claro ainda temos esperanças que os defeitos da plataforma sejam corrigidos, como o sistema deixar de ser fragmentado, e a cada versão chegar rapidamente ao usuário sem precisar estar adquirindo um aparelho novo a cada 6 meses.
Nova linha Nexus.
Esperamos que a Linha Nexus se fortaleça mais do que nunca e com ela a acessibilidade a todo mundo que deseja adquirir um Android puro e belo como ele. Mas enquanto isso que tal ver como era o Android anterior a essa beleza que vemos hoje em dia? veja o vídeo abaixo de 2007 onde podemos realmente constatar como o Android evoluiu.


Por isso hoje desejamos um feliz aniversário ao robozinho verde e que muitos e muitos mais doces venham nos próximos Anos. Feliz aniversário Android!

fontes: TargetHDandroidauthority 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS