GOOGLE I/O 2013 PRINCIPAIS NOVIDADES


O Google I/O 2013 rolou nos dias 15, 16 e 17 de maio, mas foi no primeiro dia que as grandes novidades foram apresentada, quer saber quais foram elas?
O Google lançou diversas novidades entre Maps, busca, Google Now, Google+ e Android. Começando pelo grande serviço da empresa, o Google Maps ganhou novo visual, melhorias e como de se esperar muitos suspiros, confira mais.

Novo Google Maps, novas  funcionalidades e o mesmo encanto


A versão para desktop foi totalmente reformulada. Com a mudança, não existe mais a barra lateral de navegação e o mapa agora ocupa toda a tela. A ferramenta também dará recomendações à medida que você e seus amigos usam a busca e sugerem lugares.
Além disso, a ferramenta ganha um visual mais limpo, filtros para personalizar o mapa e mais espaço para o Street View e o Google Earth.
Já no desktop o Maps foi totalmente reformulado, e agora não há mais a barra lateral de navegação, ou seja o mapa ocupa a tela inteira:
Com isso você ganha um visual mais limpo, filtros para escolher o que você quer ver realmente no mapa, e mais espaço para o Street View e o Google Earth – que agora não requerem mais plugin. 
O Maps para os aparelhos Android e iOS também ficou fullscreen: ele dá mais foco ao mapa, e ao realizar buscas, ele permite navegar entre os locais encontrados através de swipes. Ele também fica mais atento ao local onde você está, exibindo pontos de interesse ao redor (restaurantes, atrações turísticas etc.)
É possível classificar estabelecimentos com até 5 estrelas, e receber ofertas direto no app. Em rotas, o app avisa (quando disponível) se há incidentes na via, e refaz o trajeto que você deverá percorrer.

Sai o Gtalk e entra o Hangouts
A grande mudança aqui é a incorporação ao Google Talk. Agora, tudo está concentrado num único serviço de mensagens, sincronizado em praticamente todos os dispositivos Android, iOS e web.

Uma função que era muito esperada pelos usuários e que finalmente chegou e ainda promete trazer mais novidades como integração com SMS.
No Hangouts o Google Talk, Hangouts on air, Voice e o messenger do Google+ estão todos unificados no serviço. O serviço em si, traz finalmente um chat sincronizado em praticamente todos os seus dispositivos, com a habilidade de verificar o histórico de mensagens, deletar conversas, e pegar aquivos de cada uma delas. 
Você pode criar grupos de conversa com vários amigos, e, assim como o Hangouts tradicional que conhecíamos  poderá mudar para conversa em vídeo assim que desejar.

Sua Voz é quem manda: Busca na web através da voz
Foi apresentado um novo recurso para pesquisas na internet. A empresa quer transformar a usabilidade numa conversa. Você poderá dizer: “Google, encontre um restaurante perto do meu próximo compromisso”, e ele vai te indicar o local. 
O recurso já chegou á versão 28 do Google Chrome para PC e será levado ao Chrome OS. Também será possível digitar buscas como “meu vôo para Nova Iorque” e ver as informações sobre a viagem.

Google Now: Mais fantástico ainda
O Google Now, o sistema integligente do Android agora terá suporte a lembretes, a serem ativados em determinada hora ou local, e você pode inseri-los através da sua voz.
Agora ele também manda e-mails (“e-mail Mãe, Vou passar aí no final de semana”) e mostra informações contextuais: por exemplo, ele entende o comando “Mostre fotos das minhas férias em Costa Rica no ano passado”. 
O Now também ganhou cards para programas de TV, jogos, livros, e álbuns musicais.
Google+: novas novidades
O produto que mais teve novidades, e não podia ser diferente, foi a rede social do Google, o Google+. O Google+ ganhou 41 novidades. 


Entre as principais, estão a divisão da interface em várias colunas, onde os posts ficarão divididos como cards no Google Now(ou estilo Pinterest); e recursos para edição automática de fotos.

Além disso agora ele permite aplicar efeitos como HDR, Mix (reúne várias fotos em uma só) e Pano (cria panoramas a partir de fotos que você tirou) em fotos que você tirou. E claro, a rede social ganha acesso ao novo Hangouts. 


Google Play e Google Play Game Service: o game center da Google
Os destaques antes da apresentação do Google Play Game, ficaram por conta de algumas estatísticas sobre o Android: 100 milhões de ativações em 2011, 400 milhões em 2012 e 900 milhões em 2013. Este ano, os apps do Google Play chegaram ao marco de 48 bilhões de instalações.
O Google Play Game é a resposta do Google ao Game Center (da Apple). O Play Games tem as coisas básicas: o progresso em jogos pode ser salvo na nuvem – você pode começar o jogo no smartphone e depois continuar no tablet. 
Há leaderboards para comparar seu desempenho com outros jogadores. Também há conquistas (achievements) e o Play Game Server para jogos multiplayer.

Além disso o Play Games é multiplataforma, funcionando no Android, iOS e web


A Google Play Ganhou novo visual e além disso uma das novidades é a sincronização de notificações entre dispositivos. Isto quer dizer que, se você dispensar uma notificação no smartphone, ela também será eliminada em seu tablet Android. Isto é possível graças ao Google Cloud Messaging (GCM).
Já o visual ficou mais clean e like a Google Now.

Ainda teve mais...
O Google também anunciou recursos para educação: o Google Play for Education classifica apps por série escolar e assunto, facilitando o trabalho do professor. Ele também permite instalar apps em massa: se você tem uma turma de 50 alunos, os tablets de todos eles receberão o app automaticamente.
Também é possível fazer o mesmo para conteúdo, como livros ou vídeos educacionais no YouTube. O Google Play for Education será lançado no quarto trimestre.

Google Play Music All Access
Este é o serviço de streaming de música, disposto a concorrer com Rdio, Spotify, Pandora e outros.

Ele se integra ao Google Music, dando acesso a todas as faixas lá disponíveis. Mas não só: ele cria playlists incluindo as músicas que você comprou – ou enviou para – o Google Music. É tudo bastante integrado; no entanto, ele só funciona nos EUA. Para saber mais veja a materia que o pessoal do Gizmodo BR fez aqui.



E os desenvolvedores ganharam um novo IDE: o Android Studio. Ele permite criar e editar apps, e ver as mudanças em tempo real, além de ver como o app ficará em vários tamanhos de tela.

Em resumo as principais novidades ficaram por conta dos softwares e suas repaginadas. Ao contrario do que muitos esperavam, um novo Nexus ou versão do Android não foi apresentado, mas quase isso.

Galaxy S4 vira Nexus
Surpreendendo a todos no evento, o Samsung Galaxy S4 ganhará uma versão com Android puro, sem a TouchWiz da Samsung e com a garantia de atualização do Google.
Ele terá 16GB de armazenamento interno e bootloader destravado e claro todos os diferenciais de ser um puro Android, como receber updates diretamente do grande G. Ele começa a ser vendido nos EUA por US$ 649, sem previsão de chegar aqui ou ao resto do mundo.


Ao que parece não foi no Google I/O 2013 que o Google quis apresentar seus grandes lançamentos, apesar das novidades apresentadas muito se especula e o ano de 2013 nem chegou na metade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS