MOTOROLA X8: O MAIS NOVO PROCESSADOR DA MOTOROLA


Se você acompanhou com a gente o lançamento dos Motorola Droid Ultra, MAXX e Mini, com certeza você viu algo novo quando citamos os processadores que fazem parte destes aparelhos. Pois é, este é o novo processador da Motorola.
A empresa apresentou junto ao lançamento de seus novos aparelhos da linha Droid um novo processador, mais potente e inteligente, o Motorola X8 Mobile Computing System. 
Este novo processador inteligente consegue fazer mais tarefas ao mesmo tempo, ou como a Motorola estampou em seu slogan: 
Dividir para conquistar com 8 núcleos sem perder desempenho.
A nova arquitetura é proprietária, o que faz a Motorola a única usuária desdes chips. Mas o que ele faz de tão bom? Vamos ver!

Para começar, seus 8 núcleos estão divididos estrategicamente, de modo a permitir maior desempenho do aparelho. Eles estão divididos em:
  • 2 núcleos para tarefas de 1.5 GHz
  • 4 núcleos para processamento gráfico (GPU) de 400 MHz
  • 1 núcleo para reconhecimento de fala
  • 1 núcleo para processamento contextual, que eu vou explicar logo abaixo.
Quando falamos do Moto X aqui no blog, citamos que o aparelho teria a capacidade de ouvir o usuário mesmo com a tela desligada. Esta tarefa é responsabilidade do núcleo de reconhecimento de fala que, em conjunto tecnologia de cancelamento de ruído de microfone, consegue fornecer informações sobre tempo, trânsito ou até mesmo configurar o alarme sem drenar a bateria do aparelho.

Para aumentar ainda mais a vida útil da bateria, entra em cena o processador contextual. Ele consegue saber quando seu aparelho está no bolso da sua calça, mochila ou até mesmo com o display virado para baixo. Sempre que uma nova notificação chegar, o display acende somente o número necessários de pixels para exibir a notificação, que depois de alguns segundos, desaparece da tela. Chega de gastar a bateria do aparelho somente por que o led de notificação acendeu. 

Ainda sob responsabilidade do núcleo contextual, o novo processador saberá quando você quer tirar uma foto, utilizando o acelerômetro e sensores de proximidade para saber quando você tira o aparelho do bolso e o giroscópio que ao chacoalhar o aparelho, ele irá acionar a câmera e identificar a luminosidade do ambiente, garantindo que você nunca perca um momento.

MOMENTO RUMORES

Tudo o que eu falei aqui soa familiar, não é? Sim, são as mesmas especificações que vazaram do Moto X, lembra? Pois é, eu fiz questão de perguntar à +Motorola Brasil se eles sabiam se esse novo processador seria usado em outros aparelhos e eles foram bem sucintos com a resposta:
Eu vi o que vocês fizeram ai Motorola... 
Se este for mesmo o processador do futuro Moto X, pode ter certeza de uma coisa meu caro leitor: a concorrência vai tremer.

Bom pessoal, eu resolvi fazer esta postagem exclusiva para o novo processador pois fiquei impressionado com a tecnologia que o compõe. Espero que ele seja usado em mais aparelhos da linha RAZR no futuro. Conte nos comentários o que você achou da postagem, até a próxima :)

Fontes: Motorola USA

Comentários

Postagens mais visitadas