NOVIDADES LIBERADAS HOJE NA GOOGLE PRESS EVENT


Hoje acontece a tão esperada Google Press Conference em que muitos especulavam a chegada do Android 4.3 e a do Nexus 7. O evento é ao vivo, então esta postagem irá sair com algum tempo de atraso devido ao tempo gasto com tradução e edição, mas nada que irá atrapalhar à cobertura do evento. Vamos começar então!
 

GOOGLE PLAY

O  evento se dá início com Sundar Pichai, sênior vice presidente do Google e responsável pelo Chrome e pela Google Play. Sua fala foi bastante breve, ele se limitou a falar sobre o rápido crescimento na venda de tablets - com foco nos que vem com Android embarcado - e sobre o grande sucesso que está sendo a Google Play.
Segundo ele, a loja de aplicativos do Google bateu o recorde de 60 bilhões de aplicativos baixados (apesar da imagem dizer 50), aumento de 2,5x na receita gerada pelos usuários e 1 milhão de aplicativos na loja.


NEXUS 7

Após Pichai sair do palco, Hugo Barra começou a falar sobre o enorme sucesso do Nexus 7 desde o seu lançamento e acabou por anunciar o novo Nexus 7, que já mostramos por aqui.
 Após exibir o aparelho em suas mãos, Hugo disse também que eles mantiveram o que tornou o Nexus anterior um sucesso: portabilidade, performance e o poder do Google. Anunciou também que o novo aparelho será ainda mais portável devido ao seu novo design, 2 milímetros mais fino que o antigo Nexus. A tela de 7 polegadas foi mantida, mas agora com uma redução de 2,75 milímetros da tela até a borda do aparelho, diminuindo o peso do aparelho em 50 gramas.
Apesar de seu tamanho de tela ser mantido, o novo aparelho teve sua resolução aumentada, de 800x1280 (216 ppi) para 1200x1920 (323 ppi), transformando o dispositivo no aparelho com mais resolução do mundo em relação à outros tablets de mesmo tamanho de tela. O dispositivo também recebeu melhorias no display, que agora tem uma gama de até 30% mais cores que seu modelo anterior e no seu alto-falante, que agora é duplo seguindo o a mesma linha que a Samsung fez com seu Galaxy Tab 2 de 7 polegadas e conta também com imersão surround nos mesmos moldes usados pelos Home Theaters usando apenas o auto-falante do dispositivo ou qualquer outro fone de ouvido.
Vamos dar uma olhada nas suas configurações agora:

Após exibir o novo hardware do tablet da linha Nexus, Hugo começou a exibir as novidades do Android 4.3, que é o nosso próximo tópico.

ANDROID

Hugo foi direto ao ponto mostrando as novidades da nova versão do robozinho verde, que podem abaixo estão resumidas:
  • Multi usuários com restrição de perfis. O proprietário do dispositivo terá a possibilidade de restringir quais aplicativos ou configurações estarão disponíveis para os usuários limitados, seguindo a mesma linha dos sistema operacionais para computadores, onde temos usuários administradores e usuários limitados.
  • Suporte ao Bluetooth Smart, conhecido popularmente como Low Energy, que consome menos bateria que sua versão normal.
  • Atualização para o OpenGL ES 3.0 que irá otimizar bastante o desempenho de vídeo dos aparelhos com esta versão do Android, principalmente no quesito jogos e aplicações que exigem bastante da GPU.
  • DRM APIs para dar suporte à conteúdos protegidos comprados pelo usuário, como por exemplo filmes em altíssima definição (1080p). A primeira empresa que terá vantagem desta nova tecnologia é o Netflix.
  • Discador com auto-complete.
  • Rápida alternância entre usuários
  • Busca por redes WiFi em segundo plano.
Todos os dispositivos da linha Nexus a contar do Galaxy Nexus receberão a atualização para o Android 4.3 hoje ainda.

 GOOGLE APPS

Também foi anunciado melhorias no Google Docs para Android, tudo para tirar proveito da nova tela que o aparelho trará, o Google Chrome agora tem a capacidade de exibir conteúdo em tela cheia e tradução automática de páginas web. O Google Mapas também sofreu algumas alterações nas suas funções, também para aproveitar a nova tela. Abaixo podemos ver um preview da função Explorar, já conhecida dentro do Google+.

Outro aplicativo que também se beneficiará da nova tela é o Hangouts, que agora passa a ser compatível com o compartilhamento de tela, veja:

GOOGLE PLAY STORE

Após a apresentação de Hugo, subiu ao palco a diretora de produtos da Google Play, Eli Powell, que introduziu a nova maneira de encontrar aplicativos desenhados para tablets dentro da Play Store, em um menu específico para isso no topo da página ("Exclusivo para Tablets"), como podemos ver na imagem a seguir:
Eli também lembrou do Google Play Game Services, a plataforma de jogos anunciada pela companhia na Google I/O deste ano e como esta plataforma foi altamente integrada nos jogos da loja. E para tornar o serviço ainda mais interessante, foi lançado o Google Games, o novo aplicativo do Google mostrado na imagem a seguir.
O aplicativo tem o objetivo de tornar mais visível o que seus amigos estão jogando e a tabela de pontuação dos jogos assim como suas "conquistas", veja:
Novos jogos também foram anunciados: Riptide GP2 que foi lançado ontem, Prince of Persia 2, que estará disponível amanhã e por fim, Asphalt Airborne 8 que estará disponível na loja no dia 8 de Agosto.
O novo Nexus 7 é realmente incrível para jogos, mas suas funções não param por aí. Foi anunciado também o Textbooks, uma nova categoria de livros dentro da Play Store focada à estudantes. 

CHROMECAST

Esta foi a última novidade apresentada na conferência. O Chromecast se trata de um pequeno dispositivo que ao ser conectado em uma porta HDMI da televisão, é capaz de reproduzir conteúdos da nuvem, como o Youtube por exemplo. 
Rishi Chandra foi o responsável por demonstrar como o aparelho irá funcionar quando plugado em sua TV. Através de um Nexus 4 ele reproduziu um video do Youtube diretamente na TV onde o Cromecast estava conectado.
Ainda através do Nexus 4, foi possível pausar/continuar o video assim como aumentar/diminuir o volume da TV. Mesmo que o dispositivo que controla o video atual sair do alcance do WiFi, com qualquer outro dispositivo Apple ou Android, é possível tomar o controle do video que está sendo reproduzido no momento, sem a necessidade do dispositivo que iniciou a reprodução.
O dispositivo também sincroniza a reprodução com todos os outros aparelhos conectados na rede. Se você troca adianta alguns minutos do vídeo, ele é adiado automaticamente em todos os outros dispositivos conectados.
A gama de aplicativos compatíveis com o Chromecast é grande: Google Play Music, Play Movies, Pandora, Netflix e o próprio Google Chrome, que permitirá o seu laptop controlar a pequeno aparelho. 

DESENVOLVEDORES

Os desenvolvedores que quiserem adotar a transmissão usando o Chromecast, poderá utilizar a Google Cast SDK (Software Development Kit) para fazer a integração entre seus aplicativos e o novo aparelho.
O aparelho será vendido por 35 dólares (70 reais sem impostos) pela Amazon, Google Play ou pela Best Buy, restrito somente aos Estados Unidos no primeiro momento, mas outros países terão o aparelho disponível assim que possível. E assim a conferência foi encerrada, liberando a imprensa para testar os dispositivos.


Bem pessoal, este foi a nossa cobertura da Google Press Event de hoje, o artigo saiu tarde porquê tivemos o cuidado de traduzir cada novidade para vocês com o máximo de informações possíveis. Espero que vocês tenham gostado e até a próxima! :D


Fontes: Transmissão Oficial (o vídeo ficou privado depois da transmissão)

Comentários

Postagens mais visitadas