[TUTO] RODANDO JOGOS DO SD EXTERNO (SÓ COM ROOT)

Existem games imensos e muitas vezes o espaço do celular já não é mais tão grande assim, então vamos ensinar um Tuto que permite instalar os jogos na pasta sdcard/external_sd (o micro sd) e isso vai salvar a memoria interna do seu celular.



Bom Dia Amigos do fórum. Na nossa saga para soluções para nossos Android's um leitor nos recomendou esse aplicativo salvador para os jogos enormes que gostamos, mas que devoram nossas memórias internas muita vezes.


O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado no Google Play e se chama GL to SD. Link para Download
(Gameloft para SD). E ele é bem simples de se utilizar.

Tutorial: 


Instale e abra o aplicativo lembrando que quando for solicitado, de as devidas permissões de SuperUser. Vão aparecer 2 botões "mount" e "unmount". Toque em unmount e depois pressione a tecla de menu do Smartphone (é o primeiro icone da esquerda e geralmente parece um bloco de notas).



Assim que o menu aparecer clique em "Conjunto".
O Aplicativo oferece 2 checkboxes logo de entrada:
"/sdcard/Android/" e "/sdcard/data/"
Marque-os pois ele vai garantir que todos os dados dos jogos mais comuns
sejam movidos para o External SD que pode ser de até 32GB.



Logo abaixo tem "customize pasta vinculada". Para que serve isso??
Imagine que você tem um jogo enorme como o street fighter IV que pega 1,25GB de espaço mas o cache dele não está em sdcard/data nem em sdcard/Android.
Esta parte permite que você diga ao GL to SD qual é a pasta cache do aplicativo para
que ele funcione posteriormente.



Logo abaixo vem a opção "auto unmount" que desmonta a unidade virtual ao conectar o Smartphone no usb. Habilitar isto fica a critério de cada um. Procedimento feito, toque na seta para voltar (que no caso é o ultimo icone). Toque novamente no icone do menu e agora selecione a opção mover.


Aparecerá então uma tela para que você selecione o jogo que deseja mover para seu cartão externo. Selecione o jogo desejado e clique em mover. Aguarde alguns instantes enquanto o programa faz o seu trabalho.





Após o termino do processo toque novamente na seta para voltar a tela preta e desta vez toque em "mount". 
Apartir de agora você poderá jogar os jogos normalmente sendo que eles estão em sua SD externa, porém se você simplesmente sair do GL TO SD e tentar jogar o jogo que moveu, ele vai pedir que você baixe novamente o cache para jogar.



"Poxa mas agora eu vou ter que rodar os jogos através do programa? Que saco, hein!"


O GL TO SD pensou nisso também. Ao invés de abrir os jogos por ele, após tocar em mount, toque em menu novamente. Você vai ver a opção deixar. Toque nela. Quando o programa fechar você poderá executar os jogos movidos pro SD EXTERNO normalmente como se estivessem instalados no SD INTERNO.


Para dúvidas ainda se tem um vídeo feito pelos desenvolvedores, veja abaixo.



Agradecimento ao Leitor JRV PROJETOS pela indicação , e ao  forum.genesiseries pela formulação do tutorial.


Créditos total ao autor periscuelo do fórum Genesis series.



Qualquer  dúvida deixe seu comentário, como o tutorial foi recomendado não pude testar pessoalmente, mas segundo nosso leitor que possui um Galaxy SII lite e funcionou perfeitamente.

Para baixar clique na Imagem.


Se você conseguir deixe sua opinião comentário, participe, e até o próximo post!








Comentários

JRV PROJETOS disse…
realmente o diferencial do blog está na atenção prestada, de fato funcionou perfeitamente comigo, tenho o NOVA 2, 3 e 9MM instalados pelo método e todos funcionam perfeitamente.
Tuelho disse…
Olá JRV PROJETOS! Obrigado pelo elogio e reconhecimento, e sempre que podemos tentamos dar atenção imediata aos nossos leitorers, pois apesar de ser um Blog pequeno e administrado praticamente por mim, com auxilio agora de alguns colaboradores como nosso amigo Taz, somos um blog que tem esse diferencial, e não menosprezamos e nem deixamos de dar atenção, pois a gente só consegue ficar ativo graças aos leitores. por isso obrigado, e grande abraço.
Aldemaro Campos disse…
Você também poderia usar o Gemini App Manager que também move Aplicativos e Jogos pro cartão SD.
Maurício disse…
Perfeito o tutorial. Já fiz aqui e deu tudo certo.
Llipão Farias disse…
Ó, outra coisa que eu percebi é que não consigo mover a pasta GAMELOFT, onde ficam guardados os jogos mais "antigos" ou alguns outros que nao vao para a pasta DATA como por exemplo Asphalt 6 e 9mm. Infelizmente esses não consegui mover mesmo usando a opção de procurar uma pasta diferente daquelas ja pre programadas para arquivos grande e de jogos. Como faço isso?
Unknown disse…
Obrigado pela dica realmente foi util, para mim o que mais diferencia este blog do restante é a forma que o assunto é explicado, ja tinha visto outros tutoriais mas sempre dormia na metade rsrsr você explicaram muito bem parabéns ;-)
Llipão Farias disse…
Ok, nao recebi resposta sobre minha pergunta anterior. Nao to usando os programas q sao instalados na pasta Gameloft. Mas agora tenho outra duvida. Quando vou desinstalar o jogo o q devo fazer? O espaço ocupado pelo jogo ou outro app continua sendo ocupado mesmo tendo desinstalado. Obrigado!
duduzinho disse…
boa noite amigo preciso de uma ajuda fui instalar o gl to sd quando clico para abrir aparace ( your device does not have root privilege)pode me ajudar grato
Anônimo disse…
o meu acontece o mesmo que o do duduzinho alguem pra ajudar?
Anônimo disse…
O MEU TBM
Maranata disse…
esse programa nao roda no meu lg optimus l3
oq eu faço?
Anônimo disse…
ola meu nome e felipe.
esse aplicativo move o data do jogo tambem ou so e o aplicativo ?
Unknown disse…
O smart tem que ter o root para rodar o aplicativo!
Unknown disse…
tenho o Razr i .. nao funciona essa merda no meu so pode.. faço tudo certinho + quando abro pede para baixar.. os dados vao para em SD externo ... obb/ Asphalt 7 no caso é ele que mando mais nao vaiii.. pq nao vai ??
Anderson Marchi disse…
Como que eu faço com jogo que usa arquivo OBB,
Por exemplo não estou conseguindo fazer esse procedimento com o jogo N.O.V.A 3

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS