O QUE É AOSP, CYANOGENMOD E AOKP?

O pessoal do Brasil Droid fez um super tutorial explicando as diferenças e o significado de cada sigla dessas versões do Android que cada vez mais vemos por ai.
O pessoal do site BrasilDroid que é um dos melhores, senão o melhor site/forum de Android no Brazil, postou uma matéria explicando e assim tirando a dúvida de milhões de usuários Android.
A matéria foi feita pelo Lulavc e todo os direitos são do autor.

Para se saber distinguir e entender primeiramente precisamos saber do que se trata este bendito nome AOSP. A Google, desenvolvedora do Android, libera o código fonte das mais recentes versões do sistema de forma livre. Daí, podemos entender que AOSP nada mais é que Android Open Source Project. É a sigla do projeto de desenvolvimento em código aberto do Android que a Google criou. 
Aí você se pergunta: mas e depois disso? Depois disso vem a próxima etapa de desenvolvimento para que esse sistema chegue até os nossos aparelhos. Todo o código liberado é lançado no site do AOSP. As fabricantes de celulares que usam Android usam esses códigos como base para a criação das ROMs Stock deles. Quando você compra um aparelho com Android, por exemplo o SGSII, você está usando um sistema AOSP + as modificações da Samsung para que esse sistema rode perfeitamente no SGSII.
Ok, agora que eu sei sobre como os fabricantes criam suas ROMs Stock, quero saber o que tem de tão diferente na CyanogenMod(CM). A criação da ROM CM segue basicamente o mesmo caminho. Os desenvolvedores do CM usam como base o código liberado no AOSP e fazem a versão deles para nossos aparelhos. A base é o código puro, livre das modificações dos fabricantes e/ou operadoras. Além disso, a CyanogenMod possui muitas opções de configuração do aparelho que não é presente nas ROMs Stock OEM.

Há muitas pessoas que usam a base do CyanogenMod para criarem suas próprias ROMs custom. No caso da Hydrog3nics, eles usam a base da ROM AOKP. E agora muita gente  deve estar se perguntando qual a diferença da CyanogenMod para a AOKP. A resposta não é tão difícil mas pode-se resumir em apenas uma linha.

O fundador do CyanogenMod Team, Steve Kondik, criou a ROM com o intuito de ser diferente da ROM Stock OEM que a gente encontra nos aparelhos que compramos. Ele queria algo genuíno. Algo que tivesse como base o código puro(AOSP) e livre de todas as implementações muitas vezes desnecessárias que as fabricantes e operadoras incluem em suas versões. Nascia então a CyanogenMod que hoje deve dar suporte a mais de 80 aparelhos diferentes. É sem dúvidas a ROM Custom mais famosa do mundo. Digo custom no sentido de não ser algo "oficial" da fabricante do aparelho porque na verdade ela é uma das poucas ROMs "custom" que possui puro sangue.
A AOKP entra na história à partir do momento que um estudante universitário chamado Roman Birg decide criar também uma ROM diferenciada e puro sangue. Inspirado pelo poder de configurações que a CyanogenMod oferecia, Roman decide criar a Android Open Kang Project ROM, ou AOKP ROM.

Assim como a CM, trata-se de uma ROM criada com base na AOSP mas que hoje possui um poder de configuração muito maior que o CyanogenMod. Atualmente, é sem dúvidas mais poderosa que a CM. Talvez pelo fato do pessoal da CM ter que se preocupar com o lançamento e atualização da ROM para mais de 80 aparelhos, eles não conseguem focar muito tempo em inovações.


Lulavc.
Este artigo foi publicado originalmente no blog: O que é o que é? - AOSP, CyanogenMod e AOKP iniciado por Lulavc

créditos ao autor.


E você já sabia dessas roms e suas origens? Deixe seu comentário e até o próximo post!

Comentários

Anônimo disse…
Legal o artigo.
Estava pesquisando no google a explicação destas siglas e este artigo me sanou todas as dúvidas.
Tuelho disse…
Olá Anomynous! que bom tenha gostado, realmente vemos diversas vezes estes termos mas nem sempre sabemos o que significa.
Anônimo disse…
Bom dia galera. To com um problemao, tenho um cel da marca BLU, e uma empresa subsidiada da samsung la fora. Recentemente adquiri um adpt de tv digital wi-fi, na caixa fala que server para o android 2.3, so que qdo vou no google play, diz que meu aparelho nao e compativel, ja baixei o apk, mas tambem nao instala, alguem pode me ajudar ?

marcelo_gawlik@globo.com
Unknown disse…
Belíssima postagem, e parabéns pelo Blog, explicou em poucas linhas o que eu queria entender das duas. Depois de tanto tempo com o CM, vou ficar com a AOKP.

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS